Se você tem um objetivo desafiador pela frente – qualquer que seja seu contexto – pode ser que esteja sentindo ansiedade, desespero, medo e a angústia da dúvida – será que vou conseguir?

Allan Beddeley, um importante pesquisador da memória humana e professor da Universidade de York, realizou estudos especialmente sobre a Memória Operacional – parte do cérebro onde ocorrem processos de aprendizagem, raciocínio e compreensão e percebeu que emoções, como o medo e a ansiedade, podem impactar negativamente no desempenho de tarefas cognitivas.

Talvez você consiga perceber isso a partir de sua experiência:

Quando estava nervoso em uma apresentação e não conseguiu falar exatamente o que queria para a plateia;

Quando errou uma música que dominava em uma apresentação;

Quando teve um erro no campeonato, de algo que era simples pra você;

Quando não conseguiu executar ações com o melhor desempenho, mesmo que tecnicamente dominasse 100%;

As emoções podem ajudar ou atrapalhar seu desempenho.

Quero compartilhar com você algumas dicas para que consiga se concentrar no que pode te ajudar neste sentido.

1) Tenha em mente o objetivo que você quer atingir. É muito importante saber qual é o seu alvo e manter os olhos nele. O foco é algo muito poderoso. Lembre-se que onde você coloca sua atenção e a lente que você usa para enxergar, faz toda a diferença.

2) Defina quais são os passos que precisa dar e concentre-se neles. Isso ajuda você a usar seus recursos mentais focados em áreas do cérebro que cuidam do planejamento, raciocínio.

3) Tenha pensamentos e conversas internas positivas, que geram confiança e desta forma te ajudam a usar melhor o seu potencial – o que desperta isso em você? Quais são os pensamentos produtivos a respeito do objetivo?

Esforce-se e faça testes de mudanças – aos poucos, você poderá evoluir naquilo que parecia um grande obstáculo.

*Entre em contato para agendar uma conversa sobre o Coaching, caso queira ajuda para facilitar o processo diante de um objetivo desafiador ou para obter mudanças – pschuindt@r122coaching.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *