Já parou pra pensar como as vezes nos perdemos em meio a um monte de coisas bacanas porque queremos fazer tudo e alcançar tudo ao mesmo tempo?!

Uma vida equilibrada não significa fazer tudo na mesma proporção. Equilíbrio tem mais a ver com focar nas coisas certas dentro da estação que você está.

Muitas vezes ficamos tão fixados em encontrar e aplicar fórmulas pra conseguir fazer tudo o que queremos, que até esquecemos e perdemos o que é mais importante para o nosso sucesso: TER FOCO.

E é sobre colocar sua atenção em uma coisa importante de cada vez que queremos ajuda-lo hoje.

Então a primeira coisa a pensar é:

  1. Considere em que estação você está.

Estabelecer objetivos dentro da estação que você está vivendo pode trazer muito mais resultado do que um método exclusivo para o ano inteiro.

Por exemplo: Nesse momento de férias das crianças escolhi separar momentos com eles; momentos para ficar em casa e cuidar das coisas de casa; momentos para cozinhar algo gostoso e que normalmente não tenho tempo.

Escolhi também separar mais tempo para construir e desenvolver conteúdos como este e trabalhar em leituras que tenho que finalizar.

Quando as aulas voltarem, terei uma rotina diferente e os meus objetivos sertão readaptados àquela estação. Além disso será um momento do ano em que no ramo de prestação de serviços na área de desenvolvimento, as coisas fluem mais por causa dos novos projetos e investimentos que normalmente as pessoas e as companhias começam a fazer.

Pense agora no seu trabalho e na sua vida. Observe a sazonalidade que acontece. Talvez você esteja em um negócio de varejo e a sua temporada de Natal seja exatamente o ponto mais alto dessa estação. Talvez essa seja uma estação que você produz muito e tem que estar focado nas estratégias certas para não perder as oportunidades.

Independente de como são suas temporadas, quero te encorajar a estabelecer objetivos que combinem com elas, e não contra elas. E essa é uma época perfeita pra isso. Veja abaixo dicas que podem te ajudar a se movimentar nessa proposta.

2.Identifique as estações da sua vida e quais características elas apresentam.

Após isso visualize quais oportunidades normalmente aparecem e como é sua disponibilidade para aproveitá-las.

Pense também nas oportunidades que você mesmo pode criar a partir do que identificou que é mais característico nessa estação e vá para o passo 2.

3. Perceba o fluxo da sua estação e vá com ele

Estabeleça objetivos que acompanhem o fluxo da sua estação.

Fazendo isso você terá o melhor dos dois mundos. Você vai experimentar os benefícios de ter foco e ainda saber aproveitar o momento que está vivendo da melhor forma possível. Com isso as cobranças serão menores e você conseguirá mensurar, reconhecer e comemorar muito mais fácil as conquistas alcançadas.

4. Pare pra escrever e desenhar as coisas que você está selecionando. Uma forma de fazer isso é seguir o roteiro abaixo:

a) Pegue um papel, divida em duas colunas.

– Na primeira parte coloque tudo que você quer alcançar nessa estação.

– Na segunda parte, responda as perguntas:

“Por que isso é importante pra mim ?”

“Quais os ganhos terei se alcançar?”

“Como vou me sentir quando tiver alcançado?”

b) Depois, desenhe uma tabela e preencha:

(Coluna 1) => Objetivos (use o método SMART para definir seus objetivos)

(Coluna 2) => Data final para realizar o objetivo

(Coluna 3) => Quantidade semanas para a data final

(Coluna 4) => Quantidade de ações necessárias (de acordo com o objetivo)

Exemplo:

(Coluna 1)

“Ler o livro X de 15 capítulos até 30/1”

(Coluna 2)

“30 de janeiro de 2019”

(Coluna 3)

“6 semanas”

(Coluna 4)

“2,5 capítulos por semana”

Obs: Você pode colocar quantos objetivos quiser dentro dessa estação.

c) Defina seu plano de ação.

Escreva o passo a passo para chegar lá.

Para cada objetivo, responda:

d) Coloque em sua agenda e mãos à obra!

E lembre-se, faça isso de acordo com as estações da sua vida e você verá o quanto pode ser mais produtivo e prazeroso pra você estabelecer seus objetivos de acordo com o momento que está vivendo!

Gostou?! Compartilhe com seus amigos!

E não esqueça de deixar seus comentários aqui pra que possamos saber o quanto nossos textos têm te ajudado.

Um abraço e até o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *