Por Patrícia Kühl Schuindt, Psicóloga e Coach | R122 Coaching

Os dias passam depressa. Essa é a sensação que você tem?

Pensando naquela pergunta com relação ao que você quer alcançar este ano, como está caminhando seu planejamento e ações? Nos posts anteriores, falei sobre a importância de “checar o planejamento com frequência adequada” e de “parar refletir mais vezes”. Um outro ponto que considero importante é o “Cuidado pessoal”.

Tire férias, tenha folga, aproveite o final de semana, tenha horas de seu dia dedicadas a atividades que te fazem bem e são importantes para a sua saúde física e psíquica. Transforme sua rotina. Quando não damos atenção para isso, o impacto ocorre no médio e longo prazo e, também, no curto prazo, pois afeta o nível de energia diário e as atividades a serem exercidas.

É fundamental cuidar-se para viver de forma mais sustentável possível. A nossa energia é renovável, mas precisamos cuidar do sono, da alimentação, do alívio de estresse, das horas de trabalho, dos relacionamentos…

Como está sua equação com relação à quantidade x qualidade desses aspectos em sua vida?

Tive um cliente que virava dias, noites e finais de semana trabalhando. Não tinha tempo para família, cuidados pessoais e momentos de relaxamento. Não estava legal, segundo ele. Aliás, via-se perdido em meio a tudo isso. Sentia que precisava mudar alguma coisa. Com isso, decidiu focar em melhorar sua produtividade enquanto estava na empresa, para reduzir a quantidade de horas de trabalho. A ideia era – entregar os resultados com a mesma qualidade, mas com maior eficácia. Ele identificou quais eram as distrações que tinha, criou estratégias para manter o foco, planejou as atividades…O que o motivava era a vontade de finalizar o trabalho e ainda ter tempo para fazer outras coisas importantes para ele. E ele conseguiu! Com uma determinação incrível, passou a colocar em ação seus planos e viu os resultados – sair em um horário razoável do trabalho (e não levar trabalho pra casa todos os dias), descansar a mente e fazer coisas que gosta. Pra ele, uma mudança fundamental e gratificante!

Claro que existem fases mais difíceis, picos de projetos, momentos de mudança, que exigem mais tempo e energia, fora isso, pode ser uma questão de escolha e de limites. Muitas pessoas nem param para pensar como poderiam melhorar sua qualidade e equilíbrio de vida.

Pense agora: Qual seria uma rotina saudável pra você?

Insira pequenas mudanças hoje em sua rotina, dê o ponto de partida e ajuste suas metas. Aplique os aprendizados e veja os benefícios. Se esforce, até que as coisas importantes se tornem um hábito. Não existem receitas prontas, cada um tem sua medida. Descubra qual é a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *