É possível que nos últimos dias, você tenha recebido algum feedback ou mesmo percebeu sozinho que precisa desenvolver uma habilidade ou adquirir um novo conhecimento. Naquele momento, sentiu que isso era muito importante para crescer profissionalmente.
No entanto, pode ser que após esse momento de descoberta, você logo voltou à rotina e não deu atenção a isso, por estar ocupado demais ou mesmo porque não sabia nem por onde começar.
Compartilho este texto para te encorajar a avançar em direção a esse desenvolvimento.
Pensei em uma “fórmula”, pra te ajudar a refletir e agir sobre isso. Não quero aqui tratar o tema transformação como algo mágico, rápido ou fácil. Apenas, compartilhar um caminho de pensamento, que gere esse movimento de ir pra frente.
Conexão com o Presente + Visão de futuro + Ações com Propósito = Desenvolvimento!
Por que pensar nessa fórmula pode te ajudar?
Conexão com o Presente é ter clareza da realidade atual e buscar o autoconhecimento. No caso de desenvolver uma habilidade, você pode pensar: como estou hoje com relação a isso? Quais são minhas forças? Quais meus gaps? O que sinto sobre isso? Com tantas informações e notificações que recebemos, pode ser mais fácil seguir por um modo mais automático, e não fazer reflexões. Direcionar a atenção neste sentido é um exercício poderoso, que nos ajuda a priorizar e manter os olhos no que é fundamental.
Visão de futuro, significa parar para pensar efetivamente em seus objetivos, no que você quer construir, onde quer chegar. Isso pode ser pensado de forma específica para a habilidade ou novo conhecimento a adquirir, e também em um sentido mais amplo, do que te faria se sentir realizado ou do que é sucesso para você, por exemplo. Ter essa clareza, faz uma grande diferença, pois você tem um norte a ser seguido.
E Ações com Propósito, traz a nossa responsabilidade de sair dos pensamentos e ir para a prática. Definir atividades específicas e claras para serem realizadas. Destaco aqui a palavra “propósito”, pois quando a ação tem uma finalidade, uma razão, tanto o esforço quanto a motivação são afetados positivamente.
E então, o que você quer desenvolver em você? Com relação aos três itens da “fórmula”, em qual precisa focar mais?
E pra finalizar, compartilho a citação do livro “Mindset“, que acho muito inspiradora:
…os cientistas estão percebendo que as pessoas têm maior capacidade do que se havia imaginado para aprender e desenvolver o cérebro durante toda a vida. É claro que cada um possui uma dotação genética específica. As pessoas podem ter diferentes temperamentos e aptidões no início de suas vidas, mas evidentemente a experiência, o treinamento e o esforço pessoal conduzem-nas no restante do percurso.” (ph.D Carol S. Dweck)