Cada profissão demanda diferentes habilidades. Conhecer quais são elas, é importante para se desenvolver e crescer. Você já ouviu falar da diferença entre Hard-skills e Soft-Skills?

Hard-skills são capacidades técnicas necessárias ao desempenho da função. Por exemplo, a proficiência em língua estrangeira, ser certificado em uma área, saber realizar a operação de um programa no computador, saber executar algo técnico.

Já as Soft-Skills, são habilidades comportamentais que o indivíduo demonstra ao realizar seu trabalho e se relacionar com as pessoas. Alguns exemplos são: comunicação, gestão de conflitos, negociação, trabalho em equipe, liderança.

Hoje vou falar especificamente da Comunicação, que é uma habilidade importante para todos. Em maior ou menor escala, a comunicação ou falta dela, afeta o desempenho de indivíduos, equipes e organizações. E sem falar em sua importância também na vida pessoal…

Falando especificamente de carreira, sabemos que o desenvolvimento profissional de uma pessoa não acontece no vácuo, ou seja, a carreira de uma pessoa sempre estará vinculada à existência de pessoas ao seu redor e a forma com que as relações e sistemas derivados dessas relações acontecem.

A comunicação (seja verbal ou não-verbal – e daí dizemos até mesmo as mídias sociais) será o ponto de contato para a dinâmica dessas relações e sistemas. Quando a comunicação é bem conduzida – seja pela clareza com que é passada, seja pelo simples fato de ser feita quando cabível – o impacto nas relações e sistemas é positivo e produtivo e, portanto, aumentam-se as chances de crescimento dessa pessoa. Por outro lado, a comunicação com falta de clareza, ou mesmo não feita, pode acarretar em distração nas relações, retrabalho, falta de produtividade e até motivação.

Um levantamento do site businessperform.com de 2016 trouxe dados de diferentes fontes sobre os impactos da comunicação em relação a aspectos como turnover, absenteísmo, atendimento ao consumidor, gestão da mudança, entrega de projetos, acidentes de trabalho, custos com litígio, até o incrível ponto de retorno a investidores. Ou seja, a comunicação, que parece algo tão natural e subjetivo, pode impactar objetivamente o desempenho e resultados de uma organização.

Fica clara a enorme importância de trabalhar esta habilidade.

Mas, como saber se preciso desenvolver essa habilidade, em mim ou em minha equipe? Alguns sinais que você pode observar:

Existem também alguns indicadores mais profundos de que a comunicação de uma pessoa precisa ser trabalhada:

Com certeza existem outros sinais, mas esses são bons (e complexos) começos.

Agora, falamos sempre em desenvolvimento de habilidades. Será que realmente é possível desenvolver a comunicação? Como?

Sempre é possível desenvolver habilidades e todo desenvolvimento de habilidade passa por conhecer e aplicar o que se conhece na prática com Atenção, Intenção e Retroalimentação (AIR).

Tudo começa com um bom diagnóstico do que se sabe sobre comunicação e do que se percebe sobre os impactos da sua própria comunicação (ou falta dela).

Perceba sua escuta e como ela impacta a comunicação. Perceba também sua própria clareza interna quando quer comunicar algo – seja cognitiva ou emocionalmente. Perceba a forma com que se comunica.

A partir daí, pense nas melhores práticas que quer desenvolver e comece a colocar em prática e checar, aprendendo com aquilo que testou e lapidando à medida que avança.

Alguém que o ajude a perceber seus avanços pode ser um ótimo suporte para esse processo. Além disso, um bom profissional pode facilitar e acelerar esse processo.

Se você percebe que este é um tema para você, mergulhe e aprofunde. Vale a pena desenvolver para crescer como pessoa e profissional.

*Texto escrito por Juliana de Lacerda Camargo e Patrícia Schuindt

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