Você é uma daquelas pessoas que escutava desde pequeno que era um líder nato?

Se sim, então provavelmente hoje se cobra muito quando percebe que há aspectos de sua liderança que não são tão naturais como você pensava. Além disso, possivelmente você fique confuso e reativo quando alguém o questiona sobre sua capacidade, e fica sem saber como lidar emocionalmente com isso.

E você pode estar se perguntando: “Como ela sabe de tudo disso?” Bom… eu sei disso porque o que você vive é algo bastante comum. Deixe-me explicar.

Quando olhamos um bando de crianças juntas, percebemos que há aquelas que têm mais iniciativa, criatividade e segurança, enquanto outras, talvez mais inseguras ou menos ativas, assumem a postura de “seguidoras”. Daí, quando vemos esse tipo de comportamento dizemos que a criança é uma “líder nata”.

Mas, se isso é verdadeiro, por quê há muitas dessas crianças que, ao chegarem na fase adulta, reduzem sua segurança e capacidade de iniciativa, tendo sua liderança questionada diversas vezes – seja por isso ou por outros fatores?

Bom… porque a liderança é constituída de diversas coisas e é única para cada ser humano!

Pense nos diversos líderes que já conheceu (diretamente ou não) ou já viu até mesmo em filmes ou conheceu por meio de livros históricos. Liderança é algo extremamente amplo e há diferentes estilos, mas a liderança é composta por uma gama bastante diversa de competências / habilidades que são “desenvolvíveis”.

Para nós da R122 Coaching, todos somos líderes – seja de nós mesmos, seja de projetos, ou de pessoas… E não há um “líder nato” no sentido completo da palavra. Sim, é possível que você já apresente desde pequeno algumas características de liderança, mas ainda há muito a aprender.

E, quer saber de uma coisa? Além do peso que você provavelmente está tirando agora dos seus ombros, saiba que abertura para aprender e desenvolver sempre é uma das grandes características de um verdadeiro líder.

E que outras características será que um verdadeiro líder possui?

Descubra, liste, veja as que fazem sentido para você. Crie seus planos de ação e avance. Você pode!

É isso aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *