Segundo Sally Helgesen – especialista em liderança feminina, as mulheres lidam com vários comportamentos específicos que as limitam e atrapalham seu crescimento profissional.

Se você deseja crescer e conquistar posições de maior influência precisa aprender a observar o quanto desses hábitos estão presentes em sua vida e a partir daí buscar formas de mudar e avançar.

1. O hábito de querer agradar

Esse é um hábito antigo que acompanha as mulheres por meio de uma crença que o sucesso é medido pela felicidade de todos que estão ao redor. Ou seja, é papel da mulher garantir que as pessoas em seu local de trabalho e em seus lares estejam felizes.

O problema é que isso se torna um fardo e um sabotador, além de ser impossível conseguir agradar e atender a todos.

Em uma de suas experiências, ela conta a história de uma gestora hospitalar que foi promovida a um cargo mais alto, mas era constantemente solicitada pelos pacientes e familiares que atendia no cargo anterior. E por sua compaixão genuína por essas pessoas, ela não conseguia dizer não e acabava acumulando funções e sobrecarga, o que afetava sua nova posição.

Agora pense na sua realidade, o quanto você gasta de energia e atenção tentando agradar e garantir que todos ao seu redor estejam bem? Quais os limites você revisitar ou até mesmo estabelecer?

2. O hábito de ruminar

Pesquisas científicas mostram que as mulheres passam mais tempo preocupadas e pensando nas coisas, tentando interpretar as situações, se perguntando o que poderia ter sido diferente, ou se punindo por não ter dado conta de algo.

O problema desse hábito é que ele nos mantém presas e estagnadas, onde poderíamos estar produzindo e avançando.

Você costuma pensar demais no que acontece com você? Vai dormir e acorda pensando? Se culpa e se cobra por coisas que supõe ter acontecido?

Se isso estiver acontecendo busque novas formas de pensar e se liberte dessas amarras.

3. O hábito de falar muito

Quando alguém te pergunta algo, você sempre conta uma história, dá detalhes, explica e contextualiza?

Normalmente as mulheres tendem a dar muitas informações quando tem a oportunidade de falar o que pensam ou de responder algo. Elas fazem isso com o intuito de estabelecer uma relação, mas o problema é que a falta de objetividade pode ser extremamente negativo em ambientes profissionais que em sua maioria ainda por cima são masculinos.

Observe como você pode melhorar sua comunicação e torna-la mais concisa e objetiva, e faça uma análise do impacto e dos resultados que você teve após provocar essa mudança.

Falaremos de outros hábitos em outros momentos pois queremos te ajudar a crescer como liderança feminina.

Comente conosco o que achou disso e marque outras mulheres que você conhece.

Conheça nossa metodologia de coaching que pode te ajudar a desenvolver hábitos mais produtivos e saudáveis.

@graziteixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *