Perguntas geram reflexões, novas ideias e transformam o nosso mundo interior, quando colocamos intenção genuína nesse exercício mental de reflexão.
E ter um ato simbólico de parar para uma revisão pessoal, pode fazer uma diferença enorme sobre como passaremos os próximos dias, meses e ano.
Pensando nisso, em meu processo de reflexão sobre o ano que está terminando e o novo ciclo que se iniciará, cheguei a algumas perguntas e quatro-pontos chave para uma boa revisão pessoal, que compartilho com você nesse texto.
Minha sugestão é que você verbalize e escreva suas respostas (isso ajuda a esclarecer e fortalecer as ideias).
Se não vier uma resposta rapidamente, tudo bem. Fique com a pergunta e mude de ambiente, faça uma caminhada, ouça uma música inspiradora…as respostas surgirão em algum momento. Faz parte do processo! Se tiver alguém de confiança com quem compartilhar, pode ser ainda mais produtivo.
Vamos lá para os pontos-chave e perguntas!
1. RECONHEÇA SEUS AVANÇOS, CONQUISTAS E PONTOS FORTES.
Definitivamente essa é uma parte importante, que muitas vezes fica negligenciada. Mas que se observada, pode nos impulsionar em 2020. Existe uma tendência a focar no que falta e no que foi ruim ou deu errado. Ter clareza sobre o que foi bem nos ajuda direcionar daqui para frente e fortalece a autoconfiança para ir além. Então…
- Quais foram seus avanços e conquistas em 2019?
- O que você se propôs a fazer e conseguiu?
- O que foi uma superação para você?
- O que ficou evidente para você como pontos fortes de seu perfil?
2. UTILIZE ERROS, FALHAS E FRUSTRAÇÕES PARA O CRESCIMENTO.
Na teoria sabemos que erros, falhas e frustrações fazem parte da construção do sucesso, embora na prática, não seja nada agradável passar por certas situações. Mas já que faz parte, é bom que esteja claro para nós o que podemos extrair de bom, pensando em nosso crescimento. Ah, e como crescemos em situações difíceis!
- Das situações difíceis que enfrentou, quais foram seus maiores aprendizados?
- Quando observa os erros / falhas cometidas, que lições você leva daqui pra frente?
- O que te fortalece para lidar com momentos de frustração?
3. TRANSFORME SUA EXPERIÊNCIA EM DIRECIONAMENTOS PRÁTICOS.
Imagine-se organizando sua bagagem para entrar em 2020. O que você vai levar e o que vai deixar para trás? Neste ato simbólico, você escolhe o que cabe e o que não cabe no novo ciclo. Afinal, ao organizar as malas, precisamos priorizar considerando os espaços da bagagem, o destino para onde estamos indo e o que de fato será importante para nós. Quem você quer se tornar? Como quer viver? Algumas perguntas fáceis de lembrar pensando em ações práticas:
- O que você quer fazer mais?
- O que você quer fazer menos?
- O que você quer começar a fazer?
- O que você quer parar de fazer?
4. TENHA CLAREZA DE SEUS OBJETIVOS.
Quando sabemos o que queremos alcançar, podemos priorizar em nossa rotina e dar passos assertivos em direção ao alvo. É muito fácil entrar em um automático e desviar do foco, porque seguir para os objetivos requer esforço e intenção. A definição clara e específica do norte, bem como checagens frequentes, nos ajudam no trajeto.
- O que você quer que seja diferente em 2020?
- Quais são seus sonhos?
- O que seria uma realização se você alcançasse no próximo ano?
- Quais são, de fato, seus objetivos?
- O que você irá priorizar em sua rotina?
Que outras perguntas você gosta de se fazer essa época do ano? Compartilhe aqui!
Desejo sucesso em suas reflexões e ações – e um 2020 incrível para todos nós.