Quando você se torna Líder de Equipe, um grande e necessário aprendizado é entregar resultados através de pessoas.
Isso requer não somente entender do trabalho a ser realizado, mas também requer conhecimentos e habilidades a respeito de como gerir pessoas. E isso envolve muita coisa. Ao mesmo tempo, é um caminho, um processo de desenvolvimento para ser cada vez um líder melhor.
Cada pessoa tem um jeito de ser e de fazer as coisas. E isso reflete em sua Liderança. Por isso, uma primeira característica importante de um bom Líder é o AUTOCONHECIMENTO. O Líder que se conhece, tem consciência de quem é, de como se comporta (e o impacto disso), sabe o que é importante para ele, quais são seus gatilhos, o que o motiva e o que o frustra. Ele sabe quais são seus propósitos, objetivos e tem uma visão de futuro. OK, mas porque saber tudo isso é importante? Porque ajuda a tomar decisões mais assertivas, impacta a qualidade dos relacionamentos e, basicamente, favorece para que o Líder aja de forma mais racional, Inteligente e intencional, logo, menos impulsiva e automática. Faz sentido?
Uma outra característica importante é que ele ESCUTA sua equipe. Tanto em reuniões coletivas, quanto em conversas individuais. Há uma riqueza enorme em escutar as pessoas. Isso daria outro texto…mas, basicamente, um Líder que escuta de verdade, demonstra interesse e curiosidade positiva pelo que as pessoas têm para dizer. Ele pensa em construções coletivas e cria ambientes participativos. Ele acredita que as pessoas têm muitos recursos e respostas. Ele sabe que escutar ajuda a engajar as pessoas. Então, o Líder que favorece uma equipe produtiva, quando está diante de um problema a resolver, PERGUNTA o que as pessoas pensam, o que percebem, o que sabem, o que visualizam de possibilidades. Ele não acredita ter todas as respostas, mas abre-se para descobrir o que pode surgir ao conversar com sua equipe. Ele acredita que a resposta pode estar ali e que juntos, soluções mais inteligentes podem surgir.
Outro ponto: ele COMPARTILHA A VISÃO, PROPÓSITOS E OBJETIVOS. E entende que fazer isso nunca é perder tempo. Pelo contrário. Sabe que quando as pessoas entendem para onde estão indo e que são parte do todo para alcançar aquele resultado, seu trabalho ganha mais sentido e isso favorece o foco e a produtividade.
Outra característica que ele tem é de VALORIZAR CADA PESSOA. Frequentemente reconhece sua equipe. Reconhece o que as pessoas fazem e quem elas são. Isso impacta na segurança e no processo de aprendizado delas, bem como na motivação das pessoas – quando nos sentimos motivados, trabalhamos melhor.
E, para finalizar, ele ACOMPANHA, não somente as entregas em si, mas acompanha as pessoas e seu desenvolvimento. Pare para pensar: como você faz isso hoje? Qual é a nova forma que quer adotar? (frequência de reuniões, formato, alguma ferramenta?) Crie um processo e revise-o sempre que tiver novas ideias. Aqui a palavra continuidade é importantíssima e três habilidades precisam estar presentes: comunicação (atenção à forma e conteúdo), planejamento e organização.
Quando você se olha como Líder, quais são as características já presentes? Em qual você tem mais dificuldade? O que pode fazer para se desenvolver?