Quais são os passos práticos para crescer profissionalmente? Como planejar minha carreira? Quais são as minhas motivações profissionais?
São muitas perguntas, que podem nos ajudar a criar uma trajetória profissional mais satisfatória e que faça sentido. Para pensar em carreira, é preciso olhar para si e olhar para o mundo lá fora também. Quando exercemos um trabalho, estamos transformando uma realidade – a nossa e a de outras pessoas.
Pensar sobre a carreira, é um misto entre sonhar, e considerar a realidade. É necessário compreender o tempo, e ter a noção (e empenho) de fazer o seu melhor. É saber que cada um tem uma história única, e se comparar com os outros, tira a sua força de ser quem você e de reconhecer suas conquistas pessoais. Todos nós temos um legado a deixar. Pensar na própria carreira e na forma como se relaciona com o trabalho, é estar disposto a fugir de padrões. É preciso pensar e sair do automático, para não correr o risco de viver toda uma vida em uma direção que não fez sentido. É possível fazer escolhas. Na verdade, consciente ou inconscientemente estamos fazendo escolhas. Então este é o convite para pensar de forma mais consciente sobre elas.
Separamos cinco passos práticos para crescer na carreira. Não crescer de qualquer jeito, mas de um jeito que realmente traga realização.
1) ESTABELEÇA SEUS OBJETIVOS
Ter objetivos é fundamental, para poder fazer escolhas coerentes e desenhar o caminho a percorrer. Os objetivos são um norte. Objetivos te ajudam a olhar pra frente e lutar por uma nova realidade. Há um efeito em nossa mente quando temos claro o que queremos alcançar. Sabe quando você está em um lugar, e decide quer ir pra outro, e então coloca no Wase o destino ou mesmo diz para o motorista para onde quer ir? É preciso pensar no destino. A partir disso, você escolhe os caminhos e os recursos necessários. Falando especificamente de carreira, é muito importante explorar as possibilidades existentes – das mais ousadas, às mais simples de alcançar. Pare para pensar:
- Daqui a 10 anos, o que você gostaria de estar fazendo profissionalmente? Onde gostaria de estar?
- O que te faria se sentir realizado em 1, 3 e 5 anos? O que é sucesso pra você?
As respostas nem sempre estão prontas, mas podem ser construídas ao longo do tempo, considerando inclusive o segundo passo, que é o Autoconhecimento.
2) CONHEÇA A SI MESMO
Este tema é muito amplo e profundo, mas vou deixar aqui algumas perguntas para reflexão, considerando três componentes muito importantes para desempenhar bem em uma ocupação profissional: Interesses, Forças e Valores e Propósito.
Quanto mais dedicamos tempo em uma atuação que tenha conexão com as respostas das perguntas abaixo, maior a chance de ser bem-sucedido naquilo. Isso tem a ver com a nossa atenção. No livro do Daniel Goleman, “Foco”, ele fala sobre isso. “A nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa” (pág. 25). Por isso, se conhecer e saber o que mais prende a nossa atenção, é uma estratégia.
Interesses:
- O que você gosta de fazer?
- Sobre quais assuntos você gosta de conversar?
- Que atividades te fazem perder a noção do tempo (por se sentir muito bem ao fazê-las)?
Forças:
- O que você faz bem?
- Quais são suas habilidades?
- Qual impacto você gera em seus círculos de convívio?
- Que talentos você percebe que tem?
- O que pessoas próximas te dizem ser suas principais qualidades?
Valores e Propósito:
- Quem te inspira? Por quê?
- O que você valoriza, em sua vida?
- O que você valoriza no trabalho?
- O que você quer gerar no mundo?
- Que legado você quer deixar?
E, por fim, quais são possibilidades de atuação profissional que mais tem relação com quem você é? Anote e pesquise sobre elas!
3) CULTIVE RELACIONAMENTOS POSITIVOS
Eu não consigo dissociar meu crescimento profissional, das pessoas que conheci ao longo do caminho. Em todo nosso trajeto, influenciamos e somos influenciados. Construir relações sinceras, verdadeiras, contribuir com o outro de alguma forma, gera confiança e cria conexões que você leva para a vida. Por isso, pense na forma como se relaciona com as pessoas. Pense quais são as pessoas que você quer manter em seu caminho. Pense em como influenciar para que seus relacionamentos sejam mais positivos. Pense também a quem você pode comunicar seus objetivos mais abertamente e que inclusive pode pedir ajuda. E ofereça ajuda às pessoas, colabore com o crescimento de outras pessoas.
4) BUSQUE SEMPRE APRENDER E SE DESENVOLVER
Pessoas que crescem na carreira, constantemente, estão aprendendo e se desenvolvendo. Uma palestra, um curso, terapia, coaching, mentoria, conversas com amigos, livros… são tantas formas possíveis! Precisamos ter a mentalidade de crescimento, que é aquela mentalidade que acredita no esforço, no processo, que não é imediatista, mas acredita na construção. Que tem a crença de que pode ser diferente, e melhor. Sempre temos algo a desenvolver como pessoas e profissionais. Talvez se você não consegue enxergar sozinho o que seria, peça feedback. Pense agora, então, quais são seus principais pontos de desenvolvimento para crescer em sua carreira?
5) TENHA SEU PLANO
Algumas pessoas se perdem no caminho, por uma série de motivos. Por isso, é importante ter um plano. Ou seja, considerando todas as reflexões, pense nas estratégias para alcançar seus objetivos. O plano pode mudar e se renovar (provavelmente irá). Mas ele te ajudará a ser mais focado e também a reconhecer seus avanços ao longo do caminho. Coloque no papel ou no computador – quais são seus objetivos? Quais serão os passos para alcançá-los? E crie uma organização em sua agenda para efetivá-los. Lembrando sempre de checar pelo menos semanalmente (o macro), revisando diariamente a lista de to dos.
*Texto escrito por Graziela Teixeira e Patrícia Schuindt.