Tornar-se mãe, é uma experiência profunda e transformadora. 

Uma nova identidade, rotina, prioridades, escolhas…E é comum nesse momento surgirem muitos questionamentos sobre o papel profissional da mulher. 

Como conciliar carreira e maternidade?  Continuo fazendo o que faço ou faço uma transição de carreira? Dou um tempo para a ocupação profissional e me dedico exclusivamente à maternidade?

São muitos dilemas e ambiguidades que podem surgir! E a resposta a cada um dos questionamentos será mais positiva quanto maior o autoconhecimento e exploração de possibilidades. E é preciso ter clareza de que cada trajetória é única e pode ser construída conforme os próprios sonhos e conectadas à realidade individual.

Se você se encontra em um momento de tomada de decisão sobre qual caminho a seguir, proponho algumas questões para reflexão. 

1. O que você quer, de verdade, daqui pra frente?

Acessar os reais desejos e sonhos é o começo para construir um caminho de maior satisfação pessoal. Muitas pessoas nem se permitem pensar nisso, o que é um grande problema. Se não sabemos o que queremos, não conseguiremos identificar possibilidades e criar planos na linha do tempo. Nessa fase do planejamento, é momento de imaginar o ideal e aquilo que faria mais sentido. 

2. Identifique com clareza sua realidade atual frente à escolha do caminho a seguir.  Após pensar naquilo que realmente gostaria que acontecesse, é momento de investigar na realidade quais são os recursos que você já tem e quais as opções reais de caminhos a seguir. A ideia é gerar movimento de avanço na direção desejada, a partir do que já existe. Perceba também o que será necessário para avançar, mas que você ainda não tem – como poderá resolver isso? Lembre-se de olhar em perspectiva, considerando o curto, médio e longo prazo. Às vezes, será necessário fazer algumas adaptações no lugar de chegada ou no tempo para chegar lá. 

3. Defina com clareza os passos que dará. 

Escreva de forma específica o que você precisará fazer na prática para conseguir seguir adiante. Pequenos passos nos levam adiante. Não duvide de onde suas pequenas ações diárias podem levar. Ter clareza sobre elas facilita o processo.

4. Quem são as pessoas com as quais você pode contar?  Não ande sozinha! Procure identificar pessoas e grupos com os quais pode caminhar para aprender, se capacitar, se inspirar. Identifique especialmente pessoas de confiança que você sabe que torcem por você, para compartilhar seu caminho. Se for possível também contar com ajuda profissional, pode facilitar o processo.

5. Autoconhecimento e desenvolvimento sempre! Identifique quais são as suas forças, reconheça suas capacidades. Todos nós temos características que podem fazer a diferença em nossos contextos e trabalhos. Perceba também aspectos que precisa desenvolver: uma competência mais técnica, gerenciamento emocional, a forma com que se relaciona, como faz a gestão do tempo…por aí vai. Não fique parada, existe um potencial em você que pode ser revelado quando você se dispõe com preparo e coragem! Para ajudar nisso, você pode pedir feedback de algumas pessoas, contatos pessoais e profissionais. Escute várias fontes e perceba o que surge de novas ideias, especialmente notando o que há em comum nas respostas. Espero que essas reflexões sejam úteis em sua caminhada, sucesso!

Texto escrito por Patrícia Schuindt, que é mãe, Sócia-Executiva da R122, Psicóloga e Professional Certified Coach (PCC), credenciada pela ICF (International Coach Federation), e atua em processos de Planejamento de Carreira e Coaching de Líderes.

Para falar com a Patrícia: pschuindt@r122.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *