Quanto mais conhecimento você busca, quanto mais prática, quanto mais dedicação, quanto mais vivência você tem sobre algum tema, melhor você fica naquilo!
E aí fica a pergunta – qual o tema que você quer mergulhar? Afinal, não dá tempo de fazer tudo, nem de saber tudo sobre tudo. E vamos combinar que hoje o acesso à informação está muito grande e pode-se correr o risco de ler de tudo, mas não aprofundar em nada. Por isso, a pergunta sobre em que tema mergulhar, pois quando você mergulha, você aprofunda, vê coisas além da superfície e há muito a se descobrir…
Essa pergunta veio hoje em minha mente enquanto estava esperando uma pessoa e comecei a observar sobre esportes. Há um mundo sobre esportes. Horas e horas de conteúdo ou mesmo prática. Eu amaria dedicar mais tempo a isso, mas qual é o tempo ideal, considerando meus objetivos e o que é importante pra mim? E aí vem diversos temas que poderiam ser citados. Quais são os seus?
Inglês, inteligência emocional, comunicação, empreendedorismo, planejamento, inovação, competências, liderança, Coaching, neurociência, música, moda, tecnologia, política, economia, mídia…e por aí vai, são muitos temas possíveis.
Para conseguir equilibrar bem os interesses, de acordo com seus objetivos é importante mapear quais são eles e ter claro:
- Quais temas são apenas diversão/hobbie;
- Em quais temas quero ter um nível básico, intermediário ou avançado?
- O que é realmente aquilo em que buscarei um nível superior de conhecimento e experiência – “fluência”?
Tenha isso claro e faça uma boa equação de tempo a dedicar de acordo com essas definições. Lembre-se do começo do texto…
Essa é a vida – escolher a todo tempo. Revisitar as próprias ideias, decidir, mergulhar naquilo que realmente faz sentido.