Emoções afetam decisões, relacionamentos e performance. Por isso, lidar com elas de forma inteligente é fundamental para bom desempenho, relacionamentos positivos e o bem-estar.
Veja se você se identifica com alguma dessas afirmações:
- Estou tão ansioso que não consigo fazer nada.
- Dei uma resposta automática sem pensar, porque estava com raiva. Tudo ficou pior.
- Preciso separar razão e emoção, para não atrapalhar o que preciso falar e fazer. Sempre ajo no emocional.
- Fiquei tão nervoso que não consegui realizar a prova direito.
- Não sei porquê, mas estou muito motivado hoje.
- Estou desanimado, mas não sei porquê.
- Estou muito angustiado pela decisão que preciso tomar. Não sei o que fazer.
- Estava estressado com o trabalho e descontei na família. Agora tudo ficou ruim.
- Fiquei tão irritado, que não consegui mais trabalhar.
- Fiquei paralisado. Não consegui agir.
- Estou triste e não quero fazer mais nada.
- Estou frustrado e não vou mais trabalhar nesse objetivo.
- Estou me sentindo feliz e energizado. Não sei o motivo.
E aí, tem algo que você costuma dizer ou fazer? Se identificou com alguma das afirmações? Emoções não faltam em nosso cotidiano (ainda bem!) e mais do que “pensar e agir racionalmente” o que precisamos é integrar a “razão e emoção” de forma harmoniosa (resolver a famosa briga eterna).
É preciso estabelecer um diálogo interior. A nossa capacidade, como seres humanos, de refletir, é algo que nos diferencia de outros seres. Não precisamos reagir de forma impulsiva e automática às situações – isso seria o natural/instintivo, mas temos a capacidade de refletir para fazer melhores escolhas de como agir e reagir.
Para chegar nesse nível de gerenciamento emocional, um passo importante é compreender o conteúdo das emoções – escutar o que elas têm a dizer. As emoções nos dão informações importantes sobre nós e sobre o ambiente externo. É um sistema de alerta.
Não subestime o impacto de coisas simples que você pode fazer.
Por exemplo, muitas, mas muitas pessoas mesmo que passam pelo Coaching e que buscam maior controle das emoções, perceberam que o simples fato de estar mais atento e PARAR PARA PENSAR (PPP), fez uma enorme diferença em suas vidas.
Então, fica o EXERCÍCIO:
***PPP***: O que estou sentindo? Identifique e rotule a emoção.
***Compreensão emocional***:
Quais são as causas dessa emoção?
Quais são as consequências?
Qual a mensagem que a emoção carrega?
O que isso significa?
Fazer esse exercício é uma boa oportunidade para o autoconhecimento e para realmente dar passos para alcançar o controle emocional.
Em uma sociedade onde crianças são ensinadas a “engolir o choro” fica claro que precisamos trabalhar melhor a expressão e compreensão das emoções.
A partir desse exercício, poderemos avançar para “o que fazer com isso” e como articular essa informação sobre a emoção de forma positiva. Mas, a princípio, arrisque-se a focar só nisso nos próximos dias. Uma possibilidade tecnológica para te ajudar nesse raciocínio é o aplicativo (em inglês): http://moodmeterapp.com/). Ele é baseado em anos de estudos sobre a inteligencia emocional, por pesquisadores de Yale. Bom treino!