Muitas pessoas confundem Coaching e Mentoria, por isso, decidi compartilhar sobre algumas diferenças das abordagens, especialmente para esclarecer o que é o Coaching, já que hoje em dia, há muita confusão e visões distorcidas sobre a atuação de um Coach.
As duas práticas são muito importantes e falo isso profissionalmente e pessoalmente. Passar pelo processo de Coaching, fez (e faz) muita diferença na minha vida e ter mentores também.
Um Mentor é alguém com mais conhecimento e experiência que você em determinada área ou assunto. Ele te orienta, ensina, responde suas dúvidas, a fim de que você cresça e se desenvolva mais rápido do que seria se estivesse sozinho e se você fosse pesquisar tudo por conta própria.
Por exemplo, você quer empreender e busca alguém que já tem uma empresa e compartilha com você o que sabe sobre negócios, as experiências que viveu, responde suas perguntas, te ajuda em alguma situação em que não sabe o que fazer. Um outro exemplo: você acabou de assumir um cargo novo de gerência e tem muitas dúvidas e inseguranças. Então, decide buscar alguém que foi gerente como você, para te ajudar nos seus desafios e crescimento.
Então, na Mentoria, sempre tem alguém com mais experiência, conhecimento e técnica sobre determinada área e alguém que está sendo o aprendiz.
Já o Coach, não tem o papel de ensinar, aconselhar, orientar, dar respostas. Por isso, ele não precisa ser especialista em sua área, nem ter passado por experiências como a que você vive. O que um Coach faz, então? Ele te ajuda a pensar. Pensar da melhor forma possível para alcançar seus objetivos e transformações. Parece simples, mas na verdade não é. Isso requer muita técnica e habilidades específicas, que são aprendidas em cursos de formação específica.
No Coaching há um espaço seguro, neutro e confidencial, em que o Coach foi capacitado a fazer perguntas que te ajudam a refletir, encontrar possibilidades e ir para a ação, em direção aos seus objetivos. Ele também te escuta e busca compreender quem é você e nesse espaço de escuta, você tem liberdade para compartilhar seus medos, crenças, frustrações, sonhos, expectativas…Ele também te ajuda a se conhecer melhor e a buscar as transformações que você quer. Te ajuda a desenhar planos e executá-los. Te dá feedback sobre que percebe, a fim de te ajudar a avançar no que você busca. O Coach é, portanto, um profissional treinado para desenvolver pessoas, através de habilidades e técnicas que aprendeu em cursos específicos. Há diversas escolas de Coaching e diferentes tipos de certificações. Coaches que são credenciados pela International Coach Federation/ICF, por exemplo, têm como diretrizes 11 Competências e um código de ética da profissão e passaram por um processo de avaliação para comprovação prática e teórica.
Uma vez, um Coachee me disse ao final de um processo de Coaching “o coaching não dá o peixe, mas ensina a pescar. Sou uma pessoa diferente. Abriu minha mente. Fora da caixa que eu pensava existia muita coisa”.
Tanto Coaching, quanto a Mentoria podem trazer crescimento, mas com abordagens e focos diferentes. Eu sempre busco os dois recursos para meu desenvolvimento e recomendo isso, pois são complementares. Sim, esses papéis podem estar concentrados em uma mesma pessoa. Tendo claras as diferenças, são preciosas oportunidades de desenvolvimento.