Uma pesquisa global feita pela Gallup mostrou que apenas 15% dos trabalhadores se sentem preenchidos e realizados no trabalho.
O professor de Stanford, Jeffrey Pfeffer, afirma que o estresse no local de trabalho – resultado de condições como longas horas, falta de seguro de saúde, pouca autonomia, altas demandas não apenas afetam a produtividade, mas estão literalmente matando.
Ele argumenta que as empresas ao invés de promoverem programas de ginástica ou yoga, elas deveriam investir em programas que melhorem o estilo e a cultura de gestão.
Esses são apenas alguns dos vários artigos e pesquisas que podemos encontrar a respeito do cenário de estresse dentro das organizações.
Será que devemos e podemos aceitar isso como algo normal?
Será que podemos fazer algo por isso?
É sobre isso que eu quero falar com você.
Como líderes que se utilizam das habilidades de Coaching podem mudar essas estatísticas?
Pra pensar um pouco sobre isso, vamos entender um pouquinho do nosso cérebro.
O neurocientista David Rock publicou estudos que comprovam que o nosso cérebro tem necessidades sociais que precisam ser supridas pra nos sentirmos preenchidos e motivados:
Status – todos nós temos a necessidade de sermos valorizados, reconhecidos e respeitados.
Certeza – Todos nós precisamos ter informação o suficiente para nos sentirmos seguros e proativos.
Autonomia – Todos nós queremos poder fazer escolhas e liberdade para tomar decisões.
Relação – Todos queremos nos sentir conectados à outras pessoas.
Justiça – Todos temos a necessidade de sentir que está sendo tratado com justiça.
Apesar da ordem dessas necessidades mudarem de pessoa pra pessoa, quando elas são supridas, as pessoas se tornam mais engajadas, mais produtivas, abertas para assumirem mais riscos e crescer, e se sentem mais felizes e realizadas, afetando diretamente suas relações, portanto o clima e os resultados da organização.
Sabendo disso como os líderes podem usar o coaching como uma ponte entre as descobertas científicas, as necessidades sociais humanas e o incremento dos resultados da organização?
Primeira coisa é aprender como um Líder Coach funciona. Por exemplo: Líderes Coaches perguntam ao invés de dizer o que fazer. Parece simples não é, mas essa habilidade requer uma enorme mudança de mindset.
Os líderes Coaches não vão “empurrar” o que eles pensam, mesmo que eles saibam muita coisa a respeito do assunto em questão. Eles vão te ajudar a pensar e descobrir as melhores respostas.
Eles também vão genuinamente se interessar e acreditar que você é capaz de encontrar caminhos e vão te reconhecer e te validar.
Eles te ajudarão a pensar no cenário de forma que você tenha clareza e consciência do que está de fato acontecendo e te ajudar a pensar e criar estratégias de prevenção, considerando o melhor cenário futuro pra você.
Eles vão se engajar numa relação verdadeira com você de modo a extrair o melhor de quem você é e do seu potencial.
Perceba que todas essas formas de lidar irão suprir cada uma daquelas cinco necessidades que citamos anteriormente.
Quando os líderes atuam como Coaches, as equipes:
– Se sentem mais motivadas e energizadas;
– Apreciam a cultura da companhia e se sentem inspiradas;
– E a companhia se torna um lugar melhor para se trabalhar.
Os líderes que se capacitam com a metodologia de coaching são transformados e adotam um novo estilo de liderança que tem feito grande diferença na maneira como as organizações obtém resultados por meio das equipes de trabalho.
Você gostaria de ter um líder assim?
Que tal começar por você e transformar a cultura do seu ambiente de trabalho?
Espero que você tenha gostado dessa reflexão e se quiser saber mais sobre nosso programa de Coaching para líderes, entre em contato conosco e ficaremos muito felizes em poder te ajudar!
@grazi_teixeira7