Continuando a série “O Novo Líder”, o tema de hoje é Mentalidade.
Um trabalho muito importante que fazemos ao desenvolver lideranças, é facilitar o entendimento do líder quanto aos seus próprios pensamentos – com relação a si mesmo, a equipe e o contexto. Além disso, como ele vê os temas relativos à liderança e gestão de pessoas.
Essa é a base para o início de qualquer mudança: autoconhecimento e ganho de consciência. O líder que busca desenvolver sua liderança precisa sair do automático para analisar seus próprios pensamentos. Pois a nossa forma de pensar direciona nossas as ações e comportamentos, de forma consciente ou inconsciente.
Então, como líder, pare para analisar – quais são os pensamentos recorrentes que você tem a respeito:
- de sua equipe;
- sobre delegar;
- sobre desenvolvimento de pessoas;
- sobre fazer gestão de pessoas;
- sobre entregar resultados junto e liderando outras pessoas.
O que você pensa de fato sobre cada um desses pontos?
Uma questão comum aos Novos Líderes, é a necessidade de mudança de mentalidade no seguinte sentido. Antes de ser líder, ele investia a maior parte do tempo para desenvolver um trabalho de qualidade e excelência sozinho. Sua entrega mais técnica era seu próprio trabalho. Ao assumir a liderança de pessoas, sua rotina precisa ser modificada, já que sua entrega está relacionada ao trabalho de outras pessoas. São novas competências que precisarão ser desenvolvidas e um novo jeito de pensar.
Já encontrei líderes com a sensação de desespero, sentindo que ter de “lidar com pessoas da equipe, mais atrapalha do que qualquer outra coisa” ou que “dar atenção à equipe e fazer reuniões é perda de tempo”.
O que precisa ficar claro é que esses tipos pensamento estão norteando as ações, pois o que ocorre em nossa mente, impacta na forma de agir.
Então, fica a pergunta: quais são pensamentos norteadores positivos quanto à liderança?
Compartilho abaixo alguns pensamentos e comportamentos do Líder Coach, que é o Estilo de Liderança que ensinamos em treinamentos. E quero te convidar a pensar no quanto você se identifica em sua prática com esses aspectos e o quanto você sente que precisa desenvolver.
- Como líder, acredito no desenvolvimento das pessoas e sei que tenho um papel ativo nesse processo.
- Minha comunicação gera impacto no outro, por isso, escolho com cuidado a forma e as palavras com que me expresso.
- Escuto e faço perguntas que facilitam o avanço pra o resultado e amadurecimento dos indivíduos e equipe.
- Conversas transformacionais estão em minhas prioridades.
- Reconheço as pessoas diariamente, pois sei do impacto disso no crescimento, segurança e direcionamento para resultados.
- Estabeleço acordos claro, planejo e acompanho resultados de forma colaborativa.
- Quero gerar ambientes positivos de reflexão, focados na visão, solução e resultados.
O que você pensa sobre cada um desses pontos? O quanto você se vê pensando e agindo dessa forma?
Se você acredita nessa forma de liderar e sente que vale a pena escolher esse caminho, lembre-se: é um processo. Como disse, autoconhecimento e consciência são primeiros passos importantes. Continue sua busca!