Quero compartilhar um pensamento que acredito ser fundamental para alcançar objetivos e ele está relacionado ao significado da palavra ESPERANÇA.
No livro “A coragem de ser imperfeito”, de Brené Brown (que recomendo muitíssimo), a autora diz que para ela, a esperança era “uma emoção morna e difusa – a sensação de uma possibilidade”. Mas, esperança ganhou um novo significado, após conhecer as pesquisas do Ph.D. em Psicologia Charles R. Snyde – esperança é uma forma de pensar. Um processo cognitivo.
E ela conclui que
“[…] a esperança é uma combinação de estabelecer metas e ter determinação e perseverança para persegui-las, além de acreditar em nossas próprias habilidades”.
Se a esperança é uma forma de pensar, quer dizer que é algo que pode ser aprendido e treinado. Um importante passo nesse processo é sair do piloto automático e refletir sobre a própria mentalidade quanto ao assunto. Tudo que pensamos, impacta no que sentimos e na forma como agimos, logo, nos resultados que temos.
Então, convido você a fazer uma autoanálise sobre o tema – esperança e seus objetivos, a partir do trecho abaixo do livro, que gostei demais, e vejo que são questões centrais a serem desenvolvidas para que os resultados sejam alcançados.
“A esperança ocorre quando:
– Temos a capacidade de estabelecer metas realistas (Sei aonde quero chegar);
– Somos capazes de descobrir como alcançar essas metas, incluindo a capacidade de nos mantermos flexíveis e desenvolvermos rotas alternativas (Sei como chegar lá, sou persistente, posso tolerar frustrações e tentar novamente);
– Acreditamos em nós mesmos (Eu posso fazer isso!)”.
Deixo aqui a reflexão – como você se vê nestes pontos da definição acima? Que pensamentos e atitudes precisa desenvolver com relação à esperança?