Começo esse texto com uma pergunta: ‘Quantas vezes você parou para pensar intencionalmente na sua comunicação hoje – seja na forma com que fala, se porta ou posta?’… Se você é como a maioria das pessoas, talvez sua resposta seja ‘nenhuma’, ou ‘pouquíssimas’. Pois é… apesar de sabermos intuitivamente como uma comunicação mal feita pode dar origem a problemas (alguns muito sérios), tendemos a levá-la de uma maneira muito automática e pouco cuidadosa, não é verdade?

Um levantamento do site businessperform.com de 2016 trouxe dados de diferentes fontes sobre os impactos da comunicação em relação a aspectos como turnover, absenteísmo, atendimento ao consumidor, gestão da mudança, entrega de projetos, acidentes de trabalho, custos com litígio, até o incrível ponto de retorno a investidores. Ou seja, a comunicação, que parece algo tão natural e subjetivo, pode impactar objetivamente o desempenho e resultados de uma organização.

Sabe, a comunicação advém de sistemas fisiológicos extremamente complexos e não há como se pensar nela sem considerar um fluxo de 4 bases de contato: o que penso é diferente do que comunico, que é diferente do que você ouve, que difere ainda do que você escuta. Pensou o drama?

Com base nisso, criamos um racional de 5 pontos importantíssimos para que uma pessoa ou organização possa construir uma comunicação que transforma não apenas as relações, mas os resultados que delas decorrem:

1. Para uma boa comunicação, é fundamental o uso da Escuta Ativa, com especial atenção à Empatia.

2. Sem alinhamento, existe uma enorme possibilidade de haver entendimentos/interpretações diferentes.

3. Sem ter clareza do que pensamos, sentimos, bem como do que é importante para nós, fica difícil nos comunicar com clareza.

4. Dependendo do que e como comunicamos, podemos gerar a percepção de ameaça, ou recompensa.

5. Para otimizarmos o registro das informações, temos de comunicar de forma curta, precisa e generosa.

Há ainda algumas dicas pontuais para uma comunicação que transforma que ensinamos em organizações… mas isso fica para uma próxima vez!

É isso aí.

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