Neste texto vamos explorar um pouco as diferenças sutis, porém fundamentais, entre uma cultura de retrabalho e uma de ajustes, bem como qual a forma de se trabalhar a partir das diferentes perspectivas.

O que é retrabalho? Retrabalho é o que acontece quando há existência de alguns elementos num determinado contexto coletivo que culminam em processos confusos e/ou falhos e resultados indesejados, o que por sua vez leva à necessidade de se refazer aquilo que já foi produzido. Com isso se perde tempo, recursos, produtividade e motivação das pessoas envolvidas.

O retrabalho pode acontecer quando existem alguns fatores, como por exemplo:

Paralelamente a uma cultura que acaba privilegiando o retrabalho, podemos desenvolver uma cultura de ajustes, que num conceito mais raso pode parecer semelhante, mas na realidade tem diferenças viscerais.

E o que é ajuste? Ajuste é o que acontece quando, a partir do avanço de um projeto, da aplicação prática de um plano ou algo do gênero, há abertura para que aprendizados sejam integrados ao processo de avanço; como também para que eventuais percalços ou obstáculos sejam corrigidos; erros sejam consertados; lapidações sejam feitas; e novidades sejam incorporadas. Neste tipo de cultura não há perda de tempo nem de produtividade, mas ganho consistente e contínuo de velocidade, qualidade e robustez.

Nesta cultura há alguns elementos presentes, como por exemplo:

Assim, enquanto na cultura do retrabalho há a volta ao passado, no ajuste há continuidade a partir do que já foi avançado, e isso tem muita relação com o que hoje vemos crescentemente sendo adotado como cultura ágil e que é facilitado por um líder completo, que usa ferramentas de coaching para liderar sua equipe.

É muito importante entender as diferenças entre esses termos porque, quando o líder está em ação, será inevitável acontecer imprevistos e ajustes serão necessários, inclusive para que o processo de melhoria nunca finalize. Mas… o retrabalho é algo que não deve acontecer! Ele tira produtividade, traz frustração, tira motivação, entre tantas outras consequências indesejadas.

Agora vem o convite à reflexão. E você? Tem gerado uma cultura de ajustes ou retrabalho… e que ajustes importantes podem ser feitos desde já para caminhar de forma mais inteligente?

É isso aí.

Juliana de Lacerda Camargo é especialista em transformação de líderes e organizações. Possui mais de 20 anos de experiência com pessoas, gestão e liderança. Fundadora da R122. Managing Partner da C4TL Brazil. Consolidada experiência em processos de desenvolvimento com executivos e líderes, bem como treinamentos, workshops e palestras sobre desenvolvimento humano, liderança, neurociências e comunicação – no Brasil e exterior. Autora de Avançando para o Alvo e Comunicação que Transforma.

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